Eu sou uma imagem

Trauma, Cura e Ancestralidade:
Experiência Circular com Tahnahga Myers

 Uma experiência de diálogo e abertura espiritual com Tahnagha Myers (EUA), de ancestralidade Taíno e Mohawk, adotada pelo caminho Anishinaabe e mentora espiritual de Kay Pranis.

Facilitador: Samuel Johann (Brasil)
Tradução: Larissa Nonenmacher (Brasil)

28 de Março de 2026
Das 9 às 13h e das 14 às 18h

Online via Zoom - síncrono, não gravado

Eu sou uma imagem

Vivência 100% interativa

Combinando acolhimento e leveza com compromisso e responsabilidade.

Eu sou uma imagem

Raízes Originárias do Processo Circular

Tempo de qualidade com uma verdadeira anciã que corporifica os ensinamentos originários.

Eu sou uma imagem

Apenas 15 vagas

Em um grupo pequeno, investimos na qualidade e profundidade da troca.

Um encontro Íntimo e Profundo com uma Mentora Espiritual Nativa. Uma vivência de Conexão, Escuta da nossa Própria Ancestralidade e Abertura de Caminhos!


Nessa vivência circular, você irá:


- Refletir sobre sua própria ancestralidade, reconhecendo tanto suas sombras quanto seu potencial.

- Acessar a sabedoria das tradições Taino, Mohawk e Anishinaabe sobre trauma e cura, por meio da presença de Tahnahga Myers.

- Expressar e Escutar acerca de caminhos práticos para integrar esse aprendizado em sua jornada pessoal e coletiva, rumo ao equilíbrio. 

Pré-requisitos

- Nenhum. Essa vivência é aberta a todas as pessoas que sentem conexão com o caminho do Diálogo Circular, Justiça Restaurativa ou saberes ancestrais.

Método

Vivência em formato circular, alternada com momentos de exposição de Tahnahga Myers e pausas para escrita reflexiva (journaling).

Certificação

Certificação de participação de 8 horas emitido pelo Instituto Co Essência, mediante o mínimo de 75% de presença na vivência.

Conheça a Convidada Especial e o Facilitador

Tahnahga Myers é uma mulher Taino e Mohawk que foi adotada pelo modo de vida Anishinaabe por uma mulher medicina do Centro-Oeste dos EUA. Durante 23 anos, Tahnahga foi aprendiz da professora Avó Keewaydinoquay, uma Anciã Anishinaabeg do Clã do Grou, além de estudiosa, etno-botânica, herbalista, professora e autora.

 

Tahnahga também frequentou a Universidade de Wisconsin, Milwaukee, onde obteve um diploma em Aconselhamento em Reabilitação, com ênfase em dependência química e métodos de cura tradicionais para povos Nativos.

 

O trabalho de Tahnahga brota de seu profundo senso de identidade como mulher Nativa. Ela usa os ensinamentos ancestrais para trabalhar pela paz, conforto, crescimento e cura.

 

Atualmente, atua como Capelã e Liaison Cultural no PrairieCare Hospital, um hospital de saúde mental para cuidados de curto prazo e estabilização de pacientes. Trabalha com jovens e adultos indígenas nesta instituição há oito anos. Suas habilidades incluem aconselhamento, formação, desenvolvimento de programas, trabalho de justiça restaurativa e facilitação de grupos. Ela desenvolveu, por exemplo, um workshop intensivo de três dias chamado "Way of Life" (Modo de Vida) para adultos e jovens, que aborda o trauma histórico e promove a construção de comunidade. Também já palestrou no United World College em Las Vegas, Novo México, e na Eastern Mennonite University em Harrisonburg, Virgínia.

 

Ela trabalhou extensivamente com pessoas Nativas que enfrentam dificuldades pessoais, incluindo dependência química, doença e encarceramento. Apoiou, por exemplo, mulheres Nativas na prisão, no desenvolvimento de estilos de vida saudáveis, de sua identidade cultural e de sua espiritualidade. Também trabalhou dentro de comunidades Nativas em níveis local e nacional para abordar questões relacionadas ao HIV/AIDS. Em 1991, criou a Tree of Peace (Árvore da Paz), uma organização sem fins lucrativos dedicada a ajudar mulheres, jovens e comunidades Nativas. Em 1999, Tahnahga recebeu o Prêmio Virginia McKnight Binger em Serviços Humanos.

 

Seu novo projeto, que é a visão e sonho de 30 anos, chama-se "In the Hands of the Ancestors" (Nas Mãos dos Ancestrais), com inauguração prevista para janeiro de 2027. Este programa é a base para a cura cultural de jovens Nativos Americanos. A primeira casa será para jovens do sexo feminino.

 

Outro foco para Tahnahga é a preservação de sementes indígenas tradicionais (heirloom), alinhado com sua dedicação em honrar nossa relação com o mundo natural e olhar para o futuro de nossos filhos e netos. Durante cinco anos, ministrou aulas sobre plantas medicinais e seus usos, incluindo aulas no Minnesota Arboretum.

 

Também artista performática, Tahnahga escreveu e produziu peças que expressam o equilíbrio, a harmonia e as responsabilidades inerentes do espírito no mundo de hoje. Suas peças reúnem muitas formas de arte diferentes: pintura, trabalho com miçangas, dança tradicional, poesia, música e arte sonora.

 

Tahnahga realizou leituras de poesia por toda a região das Cidades Gêmeas (Minneapolis-Saint Paul) e em Wisconsin. Através de sua poesia e narrativa, ela busca ajudar as pessoas Nativas a acessarem suas visões. Sua escrita reflete sua própria espiritualidade Nativa, recordada através da visão e do sonho. Sua poesia e narrativa exploram os ciclos da vida. Com esse foco, ela espera aprofundar a consciência de que a espiritualidade está viva e forte, capaz de atender às necessidades da Sétima Geração.

Samuel Johann é facilitador, instrutor e trainer of trainers de Diálogos Circulares sob mentoria invidual e continuada de Kay Pranis (EUA), principal referência mundial no tema. Possui mais de 10 anos de experiência em situações de crise, guerra e desastre em 15 diferentes países, sendo responsável pelo diálogo e negociação com grupos armados e governos, pela liderança de equpes multinacionais e multidiscplinares de alta performance e pela gestão de programas e respostas a emergências em contextos de alto risco e volatilidade. 

 

No Brasil, atua apoiando atores do setor público, privado e comunitário em intervenções de diálogo para cuidado coletivo, gestão estratégica e transformação de conflitos, incluindo situações de violência e desastre.

 

É Especialista em Estudos de Paz e Transformação de Conflitos pelo Instituto Paz e Mente (Brasil) com apoio da Cátedra de Paz da UNESCO (Áustria), e também em Gestão Emocional nas Organizações/Cultivating Emotional Balance pelo Instituto de Ensino Albert Einstein (Brasil). É Mentor de Lideranças certificado pelo European Mentoring and Coaching Council (Bélgica).

 

Samuel é entusiasta do potencial humano positivo e se interessa pela intersecção entre os temas da Segurança e Saúde Pública.

O que dizem sobre nós

Eu sou uma imagem

O Co Essência foi fundamental para colocar o chão onde pudéssemos caminhar.

Silvana Vasconcelos

Instrutora, Professora, Supervisora de Mediação e Facilitadora de JR

Eu sou uma imagem

O Co Essência tem contribuído muito nas orientações, intervisões e acompanhamento da comunidade de justiça restaurativa e de seus facilitadores, para que possamos seguir acreditando na importância dessas práticas.

Flávio Cavalcante

Policial Militar, Pesquisador, Instrutor e Facilitador de JR

Eu sou uma imagem

O Co Essência vem com o sentido de mostrar a potência que é o círculo, essa sensibilidade, e que nós caminhamos em comunhão.

Joseane Azevedo

Advogada, Professora, Mediadora e Facilitadora de JR

Inscreva-se! 

— Vivência em formato circular

— Online, não gravada 

— Certificação de partipação de 8h

— Apenas 15 vagas

LOTE 1

Até 28 de Fevereiro de 2026*

R$ 349,00 à vista

ou parcelado no cartão

LOTE 2

Até 27 de Março de 2026*

R$ 389,00 à vista

ou parcelado no cartão

*ou até se esgotarem as 15 vagas.

Lista de espera ou informações sobre a próxima edição

Caso as vagas estejam encerradas e você deseja entrar na lista de espera, e/ou gostaria de ser notificado(a) sobre a próxima edição, preencha o formulário abaixo.

Dúvidas ou necessidade de apoio?

Instagram

© 2025 Instituto Co Essência. Todos os direitos reservados.