Eu sou uma imagem

Treinamento em

Diálogos Circulares para Cuidado Coletivo no Luto, Trauma e Desastres

Qualifique-se para oferecer cuidados não-clínicos para equipes, instituições e comunidades nos momentos de maior sofrimento.

Instrutor: Samuel Johann (Brasil)
Convidados: Kay Pranis (EUA),  Raquel Cadore (Brasil) e Flor Garcia Mencos (Guatemala)

14, 15 e 21 de  Março de 2026
Das  8:30 às 12:30h e das 13:30 às 17:30h

Online e Síncrono  - não gravado 

Eu sou uma imagem

Ancoragem em práticas internacionais

Treinamento trazendo o aprendizado de Intervenções Circulares realizadas em desastres no Brasil, América Central e Estados Unidos e também as diretrizes da ONU no cuidado psicossocial em emergências.

Eu sou uma imagem

Formação 100% vivencial

Combinando acolhimento e cuidado com compromisso e responsabilidade.

Eu sou uma imagem

Apenas 15 vagas

Em um grupo pequeno, investimos na qualidade e profundidade das trocas e experimentações.

Conteúdo Programático:

1) A Base do Processo Circular
Recapitulação dos Princípios, Etapas, Elementos Estruturantes e Aplicações dos Diálogos Circulares.

2) O impacto do luto,  catástrofe e trauma na saúde mental
-  a fase aguda, de assimilação e crônica do sofrimento humano, bem como seu potencial impacto na saúde indvidual e pública.
- a centralidade dos sensos de Pertencimento, Agência e Significado no processo de sofrimento e na sua superação.

3) Oferecendo apoio em meio à dor
- o papel não-clínico do Processo Circular: trabalhando construtivamente os sensos de Pertencimento, de Agência e de Significado.
- O coração do processo de facilitação: explorando a dor/impacto e construindo recursos.
- Adaptações na abordagem de acordo com a fase da emergência e do sofrimento humano.

4) Intervenções em desastres, emergências e calamidades
- As Diretrizes da ONU para apoio psicossocial em emergências humanitárias.
- Os possíveis papéis do Processo Circular nas camadas da Pirâmide do IASC: serviços básicos e segurança, apoio familiar e comunitário, apoio focado não especializado.

5) Os cuidados e limites da intervenção circular
-  noções de primeiros socorros emocionais.
- a criticlidade da co-construção junto ao profissional de saúde mental e as redes de apoio.
- considerações sobre re-traumatização e trauma vicário/secundário.

4) Estudos de Caso e Desenho de Intervenções
- Explorando experiências de intervenções circulares no Brasil, EUA e América Central.
- Explorando e preparando-se para situações reais, de acordo com o contexto e necessidade dos participantes.

Convidados(as) internacionais:

A formação contará com blocos de participação de convidados(as internacionais que trarão casos e experiências em seus contextos, conectando aprendizados do Brasil, América Central, Europa e Estados Unidos.

Pré-requisitos

- Nenhum. Porém, sugere-se experiência prévia na aplicação de Círculos de Construção de Paz ou de outras dinâmicas de cuidado coletivo.

Para quem é essa formação

- Gestores de equipes no setor público ou privado genuinamente interessados no bem-estar das suas equipes.

- Profissionais da Saúde Mental buscando expandir seu repertório de ferramentas e competências de atuação.

- Líderes comunitários vocacionados ao cuidado coletivo em situações de vulnerabilidade.

- Profissionais da Educação, Saúde, Segurança, Assistência social e outros campos da "linha de frente" que lidam diretamente com o sofrimento humano.

- Profissionais do campo do Diálogo Autocompositivo (Mediação, da Justiça Restaurativa e afins).

- Seres humanos buscando aprendizado para apoiar familiares, amigos e sua comunidade.

Método

Formação em formato Circular, com momentos de exposição de conteúdos e dinâmicas em grupos menores.

Certificação

Certificação de 24h como 'Facilitador(a) de Diálogos Circulares em situações de luto, trauma e desastres', mediante:

- mínimo de 75% de presença nos encontros vivenciais.

- entrega da atividade escrita final após a vivência coletiva.

Conheça o Instrutor e os Convidados

Samuel Johann (BRASIL) é facilitador e instrutor de Diálogos Circulares sob mentoria direta e continuada de Kay Pranis (EUA), principal referência mundial no tema.

Possui mais de 10 anos de experiência em situações de crise, guerra e desastres em 15 países, sendo responsável pelo diálogo e negociação com grupos armados e governos, pela liderança de equpes multinacionais e multidiscplinares de alta performance e pela gestão de programas e respostas a emergências em contextos de alto risco e volatilidade.

No Brasil, atua apoiando atores do setor público, privado e comunitário em intervenções de diálogo para cuidado coletivo, gestão estratégica e transformação de conflitos, incluindo situações de desastre.

 

É Especialista em Estudos de Paz e Transformação de Conflitos pelo Instituto Paz e Mente (Brasil) com apoio da Cátedra de Paz da UNESCO (Áustria), e também em Gestão Emocional nas Organizações/Cultivating Emotional Balance pelo Instituto de Ensino Albert Einstein (Brasil). É Mentor de Lideranças certificado pelo European Mentoring and Coaching Council (Bélgica). 

 

Samuel é entusiasta do potencial humano positivo e se interessa pela intersecção entre os temas da segurança e saúde pública.

 

Kay Pranis (EUA) ensina e escreve sobre o processo de diálogo conhecido como Círculos de Construção de Paz. Kay conheceu os Círculos de Construção de Paz em seu trabalho com Justiça Restaurativa em meados dos anos 1990. De 1994 a 2003, ela ocupou o cargo de Planejadora de Justiça Restaurativa no Departamento de Correções de Minnesota (EUA).

Seus primeiros professores neste campo incluem Barry Stuart, juiz em Yukon, Canadá, e Mark Wedge, membro da Primeira Nação Tagish/Tlingit. Tahnahga Yako tem sido uma mentora importante e contínua em sua prática. Desde seu primeiro contato com o uso dos Círculos de Construção de Paz no sistema de justiça criminal, Kay tem participado do desenvolvimento de sua aplicação em escolas, serviços sociais, igrejas, famílias, museus, universidades, planejamento municipal e ambientes de trabalho.

Kay é autora e coautora de diversos livros sobre círculos, entre eles: Peacemaking Circles – From Conflict to Community / The Little Book of Circle Processes – A New/Old Approach to Peacemaking / Doing Democracy with Circles – Engaging Communities in Public Planning / Heart of Hope – A Guide for Using Peacemaking Circles to Develop Emotional Literacy, Promote Healing & Build Healthy Relationships / Circle Forward – Building a Restorative School Community.

Atualmente, Kay atua principalmente como instrutora de Processos Circulares e também é professora adjunta na Eastern Mennonite University.

Kay tem um interesse especial no uso dos círculos para apoiar iniciativas de justiça social que enfrentam desigualdades raciais, econômicas, de classe e de gênero. Esse interesse inclui o uso dos Círculos de Construção de Paz para compreender e responder aos danos históricos sofridos por grupos de pessoas.

 

Raquel Cadore (BRASIL) é Advogada, Mediadora Judicial e Privada, Instrutora de Justiça Restaurativa e Expositora de Oficinas de Parentalidade.

É proprietária e idealizadora do Espaço Flores.Ser em Encantado/RS, com experiência nos acolhimentos de professores, profissionais de linha de frente e comunidades atingidas pelas catástrofes climáticas ocorridas em 2023 e 2024 no Vale do Taquari/RS.

É pós graduada em Mediação e Justiça Restaurativa, em Ciência da Felicidade e pós-graduanda em Saúde Mental e Desenvolvimento Humano.

 

Flor Garcia Mencos (GUATEMALA) é Psicóloga, formada em Educação Especial e Psicologia Clínica, com especialização em Integração Neuromotora e Trauma. Atua como terapeuta, professora universitária e consultora organizacional, com ampla experiência em desenvolvimento de pessoas, liderança e ambientes de trabalho saudáveis.

Foi professora de Psicologia em duas universidades e, por sete anos, exerceu a função de Gerente do Departamento de Apoio Educacional e Psicologia em uma grande organização, liderando equipes de psicólogos e educadores. É cofundadora do Circula: Centro de Liderazgo Restaurativo, na Guatemala. Atua também como facilitadora de diálogos pelo Bay NVC, treinadora certificada pelo International Institute for Restorative Practices (IIRP), além de participante e treinadora no Art of Hosting. Foi membro do Conselho Diretor do IIRP.  

É graduada pela Academy for Leaders do Center for Courage & Renewal (EUA) e certificada como Coach Executiva pelo programa de Educação Executiva do INCAE.

 

Flor atuou na construção e implementação de acolhimento comunitário por meio de Práticas Restaurativas junto a populações afetetadas por erupções vulcânicas na América Central.

Entre e seus interesses pessoais estão a arte, o estudo do Budismo e a prática da meditação.

O que dizem sobre nós

Eu sou uma imagem

O Co Essência foi fundamental para colocar o chão onde pudéssemos caminhar.

Silvana Vasconcelos

Instrutora, Professora, Supervisora de Mediação e Facilitadora de JR

Eu sou uma imagem

O Co Essência tem contribuído muito nas orientações, intervisões e acompanhamento da comunidade de justiça restaurativa e de seus facilitadores, para que possamos seguir acreditando na importância dessas práticas.

Flávio Cavalcante

Policial Militar, Pesquisador, Instrutor e Facilitador de JR

Eu sou uma imagem

O Co Essência vem com o sentido de mostrar a potência que é o círculo, essa sensibilidade, e que nós caminhamos em comunhão.

Joseane Azevedo

Advogada, Professora, Mediadora e Facilitadora de JR

Inscreva-se! 

— Formação vivencial

— Online, não gravada 

— Certificação de 24h

— Apenas 15 vagas

LOTE 1:

Até 12 de Fevereiro de 2026*

R$ 1190,00 à vista

ou parcelado no cartão

LOTE 2:

Até 13 de Março de 2026*

R$ 1390,00 à vista

ou parcelado no cartão

*ou até esgotarem as 15 vagas

Lista de espera ou informações sobre a próxima edição

Caso as vagas desta formação estejam encerradas, você deseja entrar na lista de espera, e/ou gostaria de ser notificado(a) sobre a próxima edição, por favor preencha o formulário abaixo.

Dúvidas ou necessidade de apoio?

© 2026 Instituto Co Essência. Todos os direitos reservados.