Kay Pranis ensina e escreve sobre o processo de diálogo conhecido como Círculos de Construção de Paz. Kay conheceu os Círculos de Construção de Paz em seu trabalho com Justiça Restaurativa em meados dos anos 1990. De 1994 a 2003, ela ocupou o cargo de Planejadora de Justiça Restaurativa no Departamento de Correções de Minnesota (EUA).
Seus primeiros professores neste campo incluem Barry Stuart, juiz em Yukon, Canadá, e Mark Wedge, membro da Primeira Nação Tagish/Tlingit. Tahnahga Yako tem sido uma mentora importante e contínua em sua prática. Desde seu primeiro contato com o uso dos Círculos de Construção de Paz no sistema de justiça criminal, Kay tem participado do desenvolvimento de sua aplicação em escolas, serviços sociais, igrejas, famílias, museus, universidades, planejamento municipal e ambientes de trabalho.
Kay é autora e coautora de diversos livros sobre círculos, entre eles: Peacemaking Circles – From Conflict to Community / The Little Book of Circle Processes – A New/Old Approach to Peacemaking / Doing Democracy with Circles – Engaging Communities in Public Planning / Heart of Hope – A Guide for Using Peacemaking Circles to Develop Emotional Literacy, Promote Healing & Build Healthy Relationships / Circle Forward – Building a Restorative School Community.
Atualmente, Kay atua principalmente como instrutora de Processos Circulares e também é professora adjunta na Eastern Mennonite University.
Kay tem um interesse especial no uso dos círculos para apoiar iniciativas de justiça social que enfrentam desigualdades raciais, econômicas, de classe e de gênero. Esse interesse inclui o uso dos Círculos de Construção de Paz para compreender e responder aos danos históricos sofridos por grupos de pessoas.
O processo dos Círculos de Construção de Paz tem sido, para Kay, uma fonte de energia, inspiração e aprendizado contínuo ao longo dos últimos 25 anos.








